Growth Marketing Como Estratégia de Gestão

Durante muito tempo o marketing foi pautado pela maestria dos conceitos formulados por Philip Kotler. Partindo de suas concepções objetivas sobre preço, praça, produto e promoção, estava criado um modelo de gestão bastante focado no cenário analógico, onde havia uma previsão de linearidade no comportamento de consumo.

Com o advento das ferramentas digitais, dentre elas o destaque para o e-commerce formado principalmente por sites institucionais e plataformas de marketplaces, o consumo passou a ser pulverizado. A cultura do omnichanel provocou uma ruptura nos modelos convencionais, interferindo diretamente na jornada de compra. A estrutura do funil de vendas, tradicionalmente dividido em três etapas, sofreu uma transformação irreversível.

Uma análise superficial poderia relacionar o êxito de uma campanha de marketing restrita apenas a um canal de aquisição: a mídia paga. Ter um site bem ranqueado nas ferramentas de busca seria uma fórmula de movimentar o eixo comercial de uma empresa. Atrelado às campanhas recorrentes estariam os KPIs correspondentes ao planejamento do marketing direcionado.

O crescimento da inteligência artificial diversificou os mecanismos de busca. A mudança comprometeu diretamente o conceito de palavra-chave, interferindo também nos modelos de atribuição, que são definidos como os pontos de contato do consumidor com a marca.  

Estima-se que cerca de 90% das conversões de uma empresa seja proveniente do tráfego de marca. Significa dizer que além das fontes mais conhecidas, este contato pode ser realizado através de busca orgânica, display, referências e indicações ou digital PR (quando a marca é citada por outras fontes como a imprensa, por exemplo).

O Growth Marketing vai exercer um papel fundamental nesta transição. Primeiro porque ele amplia as opções de aquisição. Além do site, ele considera apps, vídeos, e-mails, imprensa, LLMs (como o ChatGPT, Gemini, dentre outros), canais off-line e até mesmo o Whatsapp como ferramentas de captação de leads e potenciais clientes para uma marca.

O termo Growth Marketing surge como uma variação do Growth Hacting, usado pelas startups para definir uma estratégia de soluções criativas para o rápido crescimento deste modelo de empresas. O Growth Marketing apresenta conceitos bem mais abrangentes pautados em três fases absolutamente distintas: experimentar, medir e aprender.

Ele estabelece um cronograma de aplicação:

Curto Prazo – Identificação de oportunidades de crescimento

Médio Prazo – Implantação das estratégias obtidas através dos insights

Longo Prazo – Formação de uma cultura de melhoria contínua, parecida analogicamente ao ciclo PDCA

Em uma aplicação de Growth Marketing não se pode ignorar duas métricas fundamentais: o CAC (custo por aquisição de clientes) e o LTV (tempo de vida de um cliente na empresa). Curiosamente essas duas métricas migraram do setor financeiro para o marketing, mas elas estabelecem uma relação irrefutável com a performance de uma empresa. Em uma equação simples, quanto maior for o tempo de permanência de um cliente na empresa, menor será o valor do custo pela sua aquisição.

A métrica do LTV é mais bem mensurada para empresas que trabalham por contratos, como exemplo de cursos, empresas de telefonia, planos de saúde, dentre outras. Para o e-commerce este cálculo só pode ser executado conforme a recorrência de compras da base de clientes.

Em nosso próximo artigo vamos abordar as estratégias de captação usadas com freqüência pelo Growth Marketing.

Kleber de Castro

Especialista em marketing e varejo

Formado em Letras pela Universidade Castelo Branco

Formado em Jornalismo pela Universidade Estácio de Sá

Pós-graduado em Língua Portuguesa pela UFRJ

Autor de livros:

Futebol Brasileiro – O Gigante a Despertar

Varejo Futebol Clube

Varejo na Era do VAR

Seu melhor investimento é A Sua Carreira

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter

Somos uma Escola de Desenvolvimento Profissional online, onde desenvolvemos, aprimoramos e requalificamos profissionais e estudantes com o know-how de especialistas de diversas áreas do mundo corporativo e acadêmico.

Leia também

A fidelidade é um sinal de inteligência
21out

A fidelidade é um sinal de inteligência

Acredite, isso não é apenas uma frase de efeito, mas…

A Influência da IA nas Ferramentas de Busca
10nov

A Influência da IA nas Ferramentas de Busca

(Kleber de Castro) Durante muito tempo os profissionais de marketing…

Principais Fontes de Captação de Clientes no Growth Marketing
26out

Principais Fontes de Captação de Clientes no Growth Marketing

Dentro das novas perspectivas de recursos gerados para o crescimento…

Growth Marketing Como Estratégia de Gestão
12out

Growth Marketing Como Estratégia de Gestão

Durante muito tempo o marketing foi pautado pela maestria dos…

ProfissioMais – Quando a Vida Começa aos 50
14jul

ProfissioMais – Quando a Vida Começa aos 50

Não, você não leu errado. O termo “profissiomais” foi empregado…