Não, você não leu errado. O termo “profissiomais” foi empregado com a mais absoluta das intenções. Quando muitos imaginam que chegar aos 50 anos seja um marco decisório nas expectativas profissionais e também de vida, grande parte da população enxerga um universo de oportunidades. A fase do amadurecimento adquirido, seja no aspecto corporativo ou social, pode também trazer possíveis questionamentos sobre o futuro.
Estima-se que em 2050 um terço da população brasileira tenha mais de 60 anos. Um número que indica o triplo de crescimento se comparado ao ano de 2010, saltando de 19,6 para 66,5 milhões de pessoas. Números apontam que o país terá a sexta maior população idosa do mundo.
Será que nossa sociedade está preparada para toda essa transformação? Como lidar com as novas tecnologias no mercado de trabalho, por exemplo. Como preservar a saúde com o devido cuidado. Como enxergar uma realidade que cada vez mais precisa combater o etarismo…
Dentro desse contexto a reinvenção profissional é mais do que possível. Ela pode ser uma oportunidade valiosa para crescimento e realização. Reinventar a vida após os 50 anos não significa começar do zero. Ela está baseada em dar novo sentido a tudo que já foi construído ao longo dos anos. O conhecimento pode se transformar em um ativo poderoso na reformulação profissional. Temos modelos exemplares de projetos bem sucedidos em mentoria, consultoria, educação corporativa e empreendedorismo. Isso para ficar apenas no campo dos negócios.
O primeiro grande passo é fazer uma autoavaliação, relacionando suas habilidades, interesses, aptidões naturais, paixões com tudo aquilo que o mercado esteja demandando. Esta reflexão criteriosa permite traçar uma rotina mais clara e coerente com os objetivos pessoais e profissionais.
Um dos segredos nesta metamorfose é a atualização constante. O profissional 50 + precisa estar integrado com as novas tecnologias, recursos de comunicação e gestão. Uma grande oferta de cursos on-line colabora para esta formação dada sua acessibilidade técnica, financeira e temporal.
Preservar conexões com ex-colegas, amigos e parceiros de negócios, além de estar presente em redes sociais específicas como o Linkedin, ajuda a abrir novas portas inesperadas. Contar uma história com autenticidade, mostrando vitórias – e por que não – as derrotas ao longo de sua jornada criam identidade e senso de pertencimento. O usuário das redes busca identificação. Recomeçar aos 50 requer coragem, planejamento e vontade de explorar novos horizontes.
Ao longo das próximas semanas a A SUA CARREIRA vai trazer um conteúdo destinado a este perfil de profissional. Nele serão abordados temas como :
Por que se reinventar depois dos 50?
Os desafios (e oportunidades) do profissional maduro
O valor da experiência
Roteiro prático de reinvenção
Aprendizado contínuo: nunca é tarde para aprender
Os cuidados com a saúde
A importância do networking
Recomeçar com propósito
Temos um encontro marcado com sua transformação profissional. Afinal de contas, todos nós somos ou um dia seremos ProfissioMais
Kleber de Castro